Quadricromia e a produção de cores no substrato – Escola Serigrafia ensino de Silk Screen e Sublimação

Quadricromia e a produção de cores no substrato

Berço Silk Screen (serigrafia) parede
23 de março de 2018
Oleolito deve ser usado?! O que Darth Vader e Princesa Léia acham?
25 de julho de 2018
Exibir tudo

Quadricromia e a produção de cores no substrato

Quando falamos de artes gráfica, temos que dividir praticamente em dois grupos/formas específicas de reprodução das cores. O primeiro grupo diz respeito a reprodução das artes através de cores chapadas, impressas diretamente no substrato exatamente na cor desejada e como foi definido na arte final. O segundo grupo diz respeito a utilização de técnicas como QUADRICROMIA (POLICROMIAS), INDEXADOS etc.

Nesse artigo, vamos falar basicamente da QUADRICROMIA. Processo pelo qual podemos reproduzir durante a impressão, a partir da sobreposição de quatro cores transparentes, qualquer efeito, tonalidade e cores específicas além das quatro principais que compõem a cromia.

No processo da QUADRICROMIA, são utilizadas as cores do campo CMYK, ou seja, CIANO (cian – C), MAGENTA (magent – M), AMARELO (yellow – Y) e PRETO (cor chave, cor de fechamento, daí o K de KEY). Essas cores são transparentes, por esse motivo, deverão ser impressas sempre sobre um fundo branco, a fim de que o resultado final desejado seja alcançado.

Existem efeitos e simulações utilizadas com as tintas de CROMIA que, de acordo com o caso e o resultado que se deseja obter, permitem a impressão com tais tintas sobre outras cores que não o fundo branco. Isso vai muito da arte e do efeito que se quer obter. Tais técnicas são muito aplicadas, por exemplo, na bicromia e tricromia. Veremos em outro artigo alguns exemplos desse tipo.

A “mágica” da reprodução de outras cores a partir apenas das cores CMYK, ou seja, a partir da sobreposição das cores das tintas de cromia CMYK, ocorre exatamente por dois fatores. O primeiro é que as tintas são transparentes e, dessa forma, ao combinarem suas cores uma com outra, dão origem visualmente ao efeito de simulação de outras cores não existentes no campo CMYK. O segundo fator que permite a partir do CMYK a obtenção de outras cores e a reprodução fidedigna de imagens compostas por diversas outras cores (diferentes do chapado convencional) e diferentes das quatro principais (ciano, magenta, amarelo é preto) é a angulação de cada cor na impressão da arte.

Durante a construção e finalização da arte para a cromia, cada uma das cores são separadas, reticuladas e definidas no ângulo correto para que após conclusão da impressão o resultado final seja perfeito.

Graças a técnica correta da angulação das retículas para cada um dos canais de cores do CMYK é que conseguimos, através da POLICROMIA (QUADRICROMIA), simular qualquer cor de imagens/fotografias e reproduzi-las corretamente no substrato.

EFEITO MOIRÉ – o que acontece?

Ainda, relativo a angulação de cada uma das retículas, de acordo com cada canal de cor, temos que ter atenção para o famoso efeito MOIRÉ (pronuncia-se maurê). Esse efeito é resultado de uma angulação imprecisa ou incorreta no momento de impressão de cada um dos canais da QUADRICROMIA no substrato desejado após a sobreposição de todas as cores.

Esse efeito, é ocasionado pela apresentação repetitiva das retículas geometricamente iguais, dando origem a visualização de objetos e geometrias perceptíveis ao olho e que não existem na arte original. Interferindo assim na qualidade e resultado final do trabalho. Esse problema na serigrafia, se dá principalmente pela coincidência da inclinação da trama do tecido com a angulação da cor que se está imprimindo.

Quando os ângulos coincidem, a tinta é bloqueada para aquele determinado canal de cor e, consequentemente, as retículas não são impressas, dando origem então as linhas e formas diversas geometricamente distribuídas e que comprometem o resultado serigráfico final.

Vejamos algumas dicas para evitar o EFEITO MOIRÉ:

• Aumente os pontos das retículas geradas no programa que estiver utilizando;
  • Para retículas muito finas, a probabilidade do efeito moiré ocorrer é muito maior;
  • Use sempre tintas de boa qualidade, elas tem grande influência nesse processo;
  • Preste bastante atenção no esticamento do tecido. A tensão dada tem que ser elevada, mas sempre seguindo orientações do fabricante;
  • Dê preferência a tecidos (poliester) tingidos, pois eles contribuem para uma excelente revelação da matriz;
  • A emulsão utilizada tem que ser de excelente qualidade;
  • A gravação das matrizes serigráficas, sempre que possível, deve ser feita em mesa a vácuo;
  • Utilize, via de regra as seguintes inclinações das retículas nos filmes impressos : 7,5º para o Preto; 37,5 para magenta; 67,5º para Cyan e 82,5º para o amarelo;
  • O padrão das retículas devem ser sempre “elipse” e se possível, dar a saída em 1200 DPI de resolução;
  • Evite ao máximo retículas muito finas quando estiver trabalhando com tintas à base de solvente ou UV;

Essas são as dicas que queria passar nesse ARTIGO. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco:

contato@escolaserigrafia.com.br

Att.